Pilates


O que é Pilates?

Criado em meados de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, o pilates é uma modalidade capaz de oferecer diversos benefícios a quem pratica. Ele promove aumento da flexibilidade do corpo e maior consciência do corpo. Também, sua prática ajuda a aumentar o prazer durante as relações sexuais.

O Pilates é um tipo de atividade física muito usada para buscar um controle maior dos músculos do corpo, ajudando a fortalecer a musculatura e melhorando seu tônus, além de ajudar o corpo a ter uma maior flexibilidade.

Portanto, todo exercício de Pilates tem por objetivo tornar o seu corpo mais saudável.

Quais são os benefícios?

Produzindo estímulos ao corpo de forma global durante todo exercício, sempre buscando o aumentando de mobilidade, flexibilidade e força.

O método utiliza 6 princípios básicos, que são importantes para nos levar até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle, fluidez.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, confira alguns deles:

Para que pode ser usado o Pilates?

  • Tratamento de dores crônicas
  • Problemas de má postura
  • Aumento do condicionamento físico
  • Doenças osteomusculares
  • Prevenção de lesões
  • Perda de peso

Tipos de Pilates

Existem dois tipos de pilates, o de solo e com aparelhos. Os dois seguem o mesmo princípio, mas com algumas diferenças:
Com aparelhos

São usados aparelhos que se baseiam em molas, facilitando os movimentos de pessoas com limitações físicas.

Pilates no solo

É o mais avançado, pois é feito apenas com o peso do corpo. Necessitando de um controle muito maior dos movimentos e músculos. Além disso, essa técnica tem a vantagem de poder ser praticada em quase todos os lugares.

Quantas sessões são necessárias?

Fazer uma vez por semana é suficiente para obter bons resultados e ter os benefícios do pilates. Mas dependendo do caso, duas vezes na semana ou mais, é possível ver uma evolução de forma mais rápida.

A duração de cada aula pode variar de 50 e 60 minutos. Podendo existir aulas até mais longas ou mais curta.

Para quem é indicado?

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idade, para homens, mulheres, crianças, grávidas e idosos que já praticam atividade física e também para os sedentários, ajudando a alongar e a fortalecer todos os músculos, a melhorar a força e a flexibilidade de todo o corpo.

Esta atividade exige uma coordenação entre o corpo e a mente e é necessário muita concentração para a realização correta dos movimentos, pois o Pilates trabalha todo o corpo, sendo que os principais músculos utilizados os abdominais, glúteos e costas.

Pilates para grávidas e idosos

Por ser uma forma de exercício de baixo impacto, o pilates é ideal para idosos com ou sem lesões nos músculos, ossos ou tendões ou não praticantes de exercícios. Além de ajudar a manter o peso, melhorar a flexibilidade e a coordenação e o equilíbrio.

O Pilates também traz benefícios para as gestantes como fortalecimento dos músculos, o que diminui as dores nas costas e ajuda a prevenir a incontinência urinária. Porém, necessita um cuidado especial porque alguns exercícios podem levar ao desiquilíbrio, favorecendo a queda.

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